sábado, junho 19, 2010

A diferença entre fé e idolatria.

19 de junho

Nós somos católicos, certo? Será que todos nós sabemos a diferença entre fé e idolatria?

Certa vez uma moça evangélica (quero deixar claro que respeito às crenças de todos), me questionou sobre as imagens na igreja Católica, disse que nós católicos idolatramos as imagens e vemos nelas o próprio Jesus, oras, eu disse a ela, “quem te falou isso”, e ela simplesmente me disse que era o que ela via. (choquei).

Uma vez ouvindo isso, é obvio que não ia ficar quieta, apesar de eu não ser uma pessoa de falar muito, e pensar muito antes de dar minha opinião, me senti na obrigação de esclarecer este mal entendido. Dirigi-me a ela de forma calma e gentil, amiga, as imagens na igreja católica, não são mais do que laços, elas representam tudo o que os santos e anjos fizeram na caminhada da fé, a imagem de Jesus, por exemplo, tem um significado grandioso, ela nos lembra do calvário e da dor que Jesus passou para nos salvar, é fonte de inspiração e exemplo do caminho que devemos seguir, não satisfeita, é claro, a moça ainda me perguntou porque então os católicos se ajoelham nos pés das imagens como se fosse Deus, e disse que isso eu não poderia justificar, e não posso mesmo, muitos que se dizem católicos se ajoelham diante de imagens, e tem tanta fé naquela imagem, como se estivesse vendo o próprio Deus, mas toda regra tem sua exceção, estás pessoas na maioria das vezes foram educadas e ensinadas assim, se apegam tanto ao que vêem que continuam assim para sempre passando isso de geração a geração, e essa é a fé deles, quem sou eu para julgá-los, quando há tantos que nem conhecem Deus, estes pelo menos, apesar de buscarem na imagem, buscam Deus. Ela então me disse, é a primeira vez que eu ouço um católico falar assim, e eu disse “você não conheceu muitos católicos de verdade”.

Percebem, está é a visão que nossos amigos de outras religiões têm de nós, não que eu me importe. Não é errado se ajoelhar diante da imagem, se você tiver consciência que é só uma imagem, e nós católicos temos que saber esse tipo de coisa, as imagens são apenas imagens, pois Deus disse que não devemos adorar imagens e que temos que ter um só Deus. Na ocasião a moça ainda teimou sobre os peregrinos que acompanham em procissão, como eu já tinha dito tudo depende de como você enxerga a imagem, ela é teu ponto de referência para lembrar-se da dor e vida santa que viveu a imagem que está seguindo, ou você vê nela a própria pessoa da imagem? E acrescentei, na igreja protestante não tem imagens, mas me de uma nota de dinheiro, ela tirou do bolso uma nota de R$50,00, olhe está vendo a imagem da nota, tem olho, mas não vê, tem boca mas não fala, tem ouvidos mas não ouvem, e mesmo assim tem muita gente da tua igreja, que o segue, da mesma forma, que você se sente no direito de julgar os valores da igreja católica e acusar de forma generalizada, eu te digo, tem muita gente que segue o dinheiro, e isso não é privilégio de uma só religião não, é de muitas, inclusive na católica, e isso é adoração de imagem. Acabou a conversa.

Não vale a pena em circunstância nenhuma discutir religião, mas quando você sabe algo, não deve se calar, sempre se lembrando de não se alterar. Muitos irmãos acham que a paz está na igreja que segue, e por isso vivem mudando de religião, “Deus sem você é Deus, você sem Deus, é nada. Assim é a igreja, se ela não tiver pessoas que a represente, ela será apenas um grande quarto vazio com imagens ou sem, e é isso que significa ter um só Deus e uma só fé, que você deve seguir a só um Deus, e ter apenas uma igreja.

Agora vocês sabem a diferença entre fé e idolatria. Até porque o que importa não onde você busca Deus, e sim se Deus está em você, pois você pode mudar de igreja quantas vezes quiser, se você não buscar Deus dentro de você, você nunca vai encontrar a paz.

O mundo é cheio de imagens, de fotografias, temos imagens na natureza, no céu, na TV da nossa casa, artistas, o mundo é repleto delas... Tudo depende de como as usa, se a imagem fosse errada, nasceríamos cegos, pois a todo lugar que olhamos vemos imagens, a escolha é nossa aprender com as imagens no que elas representam, ou adorá-las.

Quando você olha para uma igreja e vê qualidades e defeitos, antes de abrir a boca e julgar, lembre-se, quando vê qualidades, é Deus falando e agindo, quando vê defeitos, é o humano.

Vou ficando por aqui, lembrando que estou aberta a sugestões e criticas, agradeço se você puder deixar um comentário.

Deus os abençoe.

3 comentários:

  1. jeane oliveira - 19 Junho

    Amiga como sempre vc fala coisas sábias!!!parabéns..adorei esta matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Rafaela Silveira de Menezes - 28 Junho

    Parabéns Dani...eu tbm já fui questionada a respeito das imagens e assim como vc deixei o meu recado... é claro respeitando a religião dos outros.
    Deus te abençoe !!!
    beijos de luz *--*

    ResponderExcluir
  3. ADRIANA PINHEIRO - 28 Junho

    Amiguxa, sempre colocado texto maravilhoso e sábio...Nos catolicos somos vitima do preconceito ...Por queremos levar a verdade da verdadeira da historia de nosso Senhor Jesus..Mas ele não sabem que nosso Deus é o mesmo ..bjos
    amada linda sempre bem atualizada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, Deus o Abençoe!!!
Por favor, se seu comentário for em anônimo assinar o fim do comentário como seu nome e dizer se já nos conhecemos. Obg! Paz e Bem.